Os Equipamentos de Segurança Obrigatórios utilizados no alpinismo industrial

Confira as últimas notícias em nosso blog.

Olá

Seja bem-vindo(a) ao blog da Top Team Brasil!

Os Equipamentos de Segurança Obrigatórios utilizados no alpinismo industrial

Os Equipamentos de Segurança Obrigatórios utilizados no alpinismo industrial

Comentamos algumas vezes aqui no blog sobre a necessidade de utilização de todos os EPIs (equipamentos de proteção individual) que dizem respeito ao trabalho de alpinismo industrial. Ao contrário de outras profissões, o alpinismo industrial exige muita técnica e precisão para realização das funções, além de ser desenvolvido em ambiente de alto risco, geralmente a muitos metros do chão.

Vamos analisar alguns EPIs que acompanham o alpinista industrial em cada empreitada. São equipamentos que utilizamos aqui na Top Team Brasil, equipamentos novos, com inspeções periódicas e próprios para cada tipo de tarefa. Vejamos:

Óculos de segurança

Os óculos de segurança são EPIs utilizados em muitas profissões peculiares, como o alpinismo industrial. São profissionais dos setores da construção civil, metalurgia, indústria, trabalhos em altura, mineração, entre outras.

Considerando que os olhos são uma das áreas expostas mais sensíveis do trabalhador, os óculos de proteção tornam-se um equipamento de proteção individual indispensável. Os óculos cumprem uma função de barreira a produtos químicos, equipamentos e objetos pontiagudos, ou qualquer resíduo que ameace a região dos olhos.

Luvas de segurança

A mão é uma das regiões mais expostas, ou talvez a mais exposta, a perigos nos trabalhos que exigem EPIs. No manuseio das ferramentas, a variedade de fatores causadores de acidentes de trabalho é grande: estamos falando de produtos abrasivos, ferramentas mal utilizadas, descuido ou falta de experiência nas funções.

São riscos no trabalho que vão desde queimaduras, cortes e fraturas, escoriações, até descargas elétricas. Neste sentido, a luva de segurança tem um papel importante para proteger a mão do trabalhador e minimizar eventuais riscos.

Roupas apropriadas

As roupas necessárias para compor os EPIs variam de acordo com o tipo de trabalho desempenhado. Podem ser jalecos, aventais, uniformes com proteção contra contaminações, ou vestimentas de tecido reforçado.

No alpinismo industrial são utilizados uniformes que oferecem proteção a toda a extensão do corpo, tronco, braços e pernas. Além da proteção completa, contam com a sinalização necessária.

Sapatos de segurança

O mercado disponibiliza uma grande variedade de sapatos de proteção ao trabalhador, variáveis de acordo com o setor de atuação, permitindo o acesso do profissional a locais de risco. Bons sapatos de proteção evitam acidentes envolvendo, queimaduras, escorregões, descargas elétricas, materiais perfurantes, entre outros.

Capacete de proteção

Os capacetes são grandes companheiros do alpinista industrial, pois protegem a área mais importante do corpo, e evitam ferimentos mais sérios no caso de acidentes por queda, impactos ou problemas com grandes estruturas. Além disso, protegem contra objetos eventualmente ejetados contra a cabeça.

Trava-quedas e Talabartes

Os trava-quedas e talabartes compõem o que chamamos de elementos de ligação, próprios para evitar quedas, ou seja, equipamentos indispensáveis no alpinismo industrial. Esses equipamentos são responsáveis por conectar todos os dispositivos do sistema contra quedas.

Enquanto o trava-quedas trava o cinto de segurança do trabalhador no caso de quedas, o talabarte possibilita o deslocamento seguro do trabalhador. Geralmente sua confecção utiliza fibras sintéticas, ganchos, cordas e fitas especiais.

Pontos de ancoragem

Com um papel fundamental no sistema de proteção ao alpinista industrial, os pontos de ancoragem são responsáveis por suportar cargas de pessoas e/ou equipamentos para a conexão de dispositivos de segurança, tais como cordas, trava-quedas ou talabartes, de acordo com as necessidades de cada situação. Chamamos esse conjunto de dispositivos de sistema de ancoragem.

EPIs e a prevenção de acidentes

Os índices de acidentes de trabalho no Brasil são muito altos. Quando comparados a estatísticas dos demais países, somos um dos maiores em número de mortes de trabalhadores em ambiente de trabalho.

Fatores como o desprezo às regras e protocolos da indústria, e a falta de uma cultura de valorização da correta utilização dos equipamentos nos colocam neste patamar, que apenas precariza ainda mais as condições de trabalho no Brasil.

A lição é: como podemos mudar este cenário?

A atenção aos equipamentos e sua correta utilização é um bom primeiro passo.

Tags: trabalho em altura; nr 35; manutenção predial; manutenção industrial; trabalhos especiais em altura; acesso por corda; alpinismo industrial; equipamentos de segurança; epis; equipamento de proteção individual; pontos de ancoragem; trava-quedas


SOLICITE UM ORÇAMENTO

Trabalho e Soluções em Altura é com a Top Team Brasil.


Os campos com * são obrigatórios

Artigos sugeridos